+3 votos
17 visitas
Após atualização de sistema ocorreu a mudança da url parcial, sendo gerados e-mails com link para o workflow que não direcionavam à caixa de entrada.

Que mudanças podem levar à necessidade de reconfigurar a url parcial?
por (240 pontos) | 17 visitas

1 Resposta

+2 votos
Melhor resposta
O engenho do Workflow que é quem envia os emails não "conversa" com o servidor Web, na verdade nem sabe que ele existe.

Uma alteração na configuração de URL de envio de notificação por email se faz necessário sempre que o domínio web do aplicativo web mudar, alguns exemplos:

* O WES mudou de (http://mga-srv001/web_desenv/) para (http://mga-srv001/web_homologacao/)

* O WES mudou de (http://mga-srv001/web_desenv/) para (http://mga-srv999/web_desenv/)

Ou seja, quando a URL de acesso ao aplicativo web do usuário final mudar é necessário atualizar no engenho do workflow também.

Como alternativa para ambientes de produção, quando não é feito o ajuste na url do engenho, é o pessoal de Infra criar um redirecionamento da URL antiga para a nova. Porém não é recomendado pois há um "delay" nesse redirecionamento prejudicando a experiência do usuário. O ideal é ajustar as configurações nos engenhos.
por (253 pontos)
selecionada por
Estranhamente na última atualização do cliente afetado o que mudou foi apenas a parte posterior ao servidor/nome da pool, dentro da url parcial...
Não entendi muito bem, poderia exemplificar de como era e como ficou a url do cliente? Daí consigo dizer mais facilmente se seria necessário ajustar a configuração do engenho.
Ao pedir as informações para o cliente ele encaminhou o link que acredito tenha sido incluído na atualização do workflow: "http://SERVIDORWEB/appweaver/pagemain.aspx?g2p=.k.aiiwkop.lnoFwiMhtep.lgmnhofw.a.k.arlshiaaf.ana.c.arl.cSgWko.c.ansr.cNZCs.a".

Por algum motivo a configuração do cliente foi substituída:                 
"http://servidorproducao/workflow/pagemain.aspx?g2p=.k.a_miKhep.lnoFwiMhtep.lgKHeh9o1.a.k.arlshiaaf.an9o.c.a_m.cNgWko.c.ansr.cNNrA.a"
A informação de "SERVIDORWEB/appweaver" é o valor padrão em uma instalação nova. Por exemplo, quando o arquivo .config ainda não existe na pasta do engenho. Neste caso o arquivo .config.modelo é renomeado para .config.

Talvez tenha sido algum procedimento manual no momento da atualização, por exemplo, excluído o arquivo .config existente ou mesmo copiado o .config de outro local manualmente. Fiz alguns testes aqui e não consegui simular qualquer possibilidade de "perda" da configuração de produção para a Url. Em todas as tentativas o valor de produção foi preservado.

Se conseguir fazer um teste e simular o problema é interessante abrir uma SMS para que possamos tratar pois não "perder" essa configuração não é o comportamento esperado.
Melhores May 2020
  1. henrique.muller

    18 Pontos

  2. joao.melo

    14 Pontos

  3. joseglauber

    11 Pontos

  4. SlimShady

    7 Pontos

  5. willian.metalsystem

    6 Pontos

  6. lucas.melo

    3 Pontos

  7. fluipress.luciano

    2 Pontos

  8. pajucara.wallacef

    2 Pontos

  9. jean.filho

    2 Pontos

  10. maicon.pereira

    2 Pontos

200 pontos
Melhores 2020 May 25 - 31
    433 perguntas
    476 respostas
    345 comentários
    466 usuários